Trajetória Literária Periférica

Se te dessem apenas uma alternativa para mudar a realidade educacional/social da comunidade onde vive, o que você faria?

Diego Ahli, um querido ex aluno, que tem o hábito de me apresentar pessoas incríveis, desta vez me apresentou a Gisele. Uma moça que cresceu na Cachoeira, uma comunidade na Zona Norte de São Paulo. Com muito esforço, estudou e se formou Bacharel em Direito. Hoje ela ajuda as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade da região, através do Instituto Desin - Desenvolvimento Social Inclusivo, fundado por ela e seu esposo Manuel. 

Em meio a pandemia de 2020, atuou em várias frentes. Distribuiu marmitas, cestas básicas, máscaras, álcool em gel, sabonetes, deu auxílio financeiro e muita informação. 

Gisele tem um sonho educacional: despertar o gosto pela leitura, ainda na infância, em comunidades de São Paulo.

Antes de continuar a leitura, considero relevante assistir o pequeno vídeo: Ler devia ser proibido:

Se eu tivesse apenas uma alternativa para mudar o curso fracassado do nosso sistema educacional, certamente seria através do incentivo a leitura, pois não acredito que haja uma epidemia intelectual, assolando nosso país nos últimos 30 anos e fazendo com que boa parte da população não goste de ler. Entendo que há um projeto político que transformou a leitura em algo chato e massante, pois quanto menos o povo ler, menos desenvolverá a capacidade de pensar criticamente. Acredite ou não, no ponto de vista dos governantes populistas, há vantagem nisso.

Ler é algo encantador, transporta o leitor para o mundo da fantasia, dos saberes diversos, da criatividade, para um universo imaginário, para um mundo incrível do faz de conta. Todo este encanto gera curiosidade e a curiosidade é o ingrediente essencial para novos aprendizados. 

Gisele ainda disse que “a democratização do conhecimento é essencial para o desenvolvimento educacional, econômico e social da nação, assim sendo é fundamental promover a integração do cidadão através de canais que facilitem sua participação e produção.”

O projeto Trajetória Literária Periférica do Instituto Desin é um projeto itinerante e tem como objetivo incentivar a prática da leitura com crianças, adolescentes, jovens e adultos através de: Contação de Histórias; Roda de Leitura; Oficina de Poesia; Sarau poético e entrega de livros.

Este projeto irá contar com educadores, líderes comunitários e membros da própria comunidade, mas principalmente com os pais, que são exemplos para seus filhos.

Filhos de pais que leem têm maior propensão a gostar de ler, do que filhos de pais que não leem. 

Gisele está solicitando doação de livros infantis, infanto-juvenis e de poesias. Caso você tenha livros para doar, ou conhece alguma editora que pudesse doar alguns livros, favor entrar em contato.

Instituto Desin - Desenvolvimento Social Inclusivo - fundado por Manoel João de Moura Júnior e Gisele Fernanda Chumen da Silva
e-mail: desinoficial@gmail.com
Instagram: @desin.pps.sp

______
Leitura recomendada: Alfabetizar - um ato de encantamento

Deixe seu comentário ou dúvidas. 

Comentários

  1. Vida! Encantada-mente grato pela gentil menção e por impulsionar mais esse vôo. Muito amor e luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Diego Ahli. Você tem uma visão muito humana.

      Excluir

Postar um comentário